Jornada através dos Arcanos Maiores 1 de 5

Você será introduzido ao fascinante mundo do Tarô, onde abordaremos temas como a estrutura e simbologia dos Arcanos Maiores, as diferenças entre os diversos baralhos de Tarô e a importância de escolher o deck certo. Além disso, discutiremos o significado de Arcanos específicos que irão do Arcano O Louco ao Carro, bem como os aspectos masculinos e femininos presentes no Tarô.

Por fim, falaremos sobre a importância do estudo contínuo do Tarô e o que esperar dessa sequência de 5 aulas gratuitas. Então, prepare-se para embarcar nesta jornada de autoconhecimento e reflexão, e permita que o Tarô revele aspectos profundos e conexões com o momento de vida que você está vivendo.

Acompanhe o conteúdo com os Arcanos do Tarô em mãos, pois é olhando para elas que aprendemos mais.

Sumário

Para que você possa acompanhar o conteúdo de forma mais fácil, clique nos capítulos ao lado para conferir o conteúdo.

Recomendo que assista todo o conteúdo!

Estrutura, Simbologia e Interpretação
Diferenças entre Decks
O Louco
O Mago
A Sacerdotisa
A Imperatriz
O Imperador
O Pontífice
Os Enamorados
O Carro
Próximas Aulas

Receba os artigos sempre que forem publicados.

Novos Artigos

Se você já teve curiosidade sobre o Tarô, sua simbologia e estrutura, aqui está um resumo dos pontos mais relevantes abordados por Marcelo Menezes do Tarô Virtual nesta aula. Esse artigo destacará os conceitos fundamentais que vão lhe convidar a querer se aprofundar mais na simbologia e estrutura do Tarô.

Estrutura do Tarô

O Tarô é composto por 22 Arcanos Maiores e 56 Arcanos Menores. Sendo os Arcanos Menores divididos em dois grupos: cortes (pajem, cavaleiro, rainha e rei) e numerados (do ás ao dez). Os Arcanos Menores se dividem em quatro naipes: ouros, copas, espadas e paus.

Simbologia dos Arcanos

A simbologia dos Arcanos está conectada aos Arquétipos, que nos ajudam a entrar em contato com aspectos do inconsciente coletivo. Isso traz uma interpretação mais profunda e conectada ao momento de vida da pessoa.

Diferenças entre Decks de Tarô

Existem diferentes decks de Tarô, alguns respeitam a estrutura dos Tarôs Clássicos, mas tantos outros possuem simbologias bem distintas. É importante escolher um deck com proximidade mínima necessária para ser considerado um Tarô, prestando atenção à estrutura e conjunto simbólico das cartas.

Arcanos Maiores em Destaque

Marcelo Menezes aborda diversos Arcanos Maiores, como O Louco, O Mago e A Sacerdotisa, destacando algumas de suas características, simbologias e interpretações, pois são bem mais amplas. Por exemplo, O Louco representa a ousadia de ir em busca do novo e do diferente, enquanto O Mago simboliza a iniciativa de tornar real e físico, de manifestar. A Sacerdotisa, por sua vez, é caracterizada pela introspecção, reflexão, intuição, calma e receptividade.

Masculino e Feminino no Tarô

O Tarô apresenta cartas com aspectos masculinos, como O Mago, e femininos, como A Sacerdotisa. As cartas são imparciais em relação a questões de gênero e sexualidade, representando contextos simbólicos que podem ser aplicados tanto em homens quanto mulheres.

A Importância do Estudo

Estudar o Tarô é um compromisso para a vida toda. Através dele, podemos compreender aspectos da vida que muitas vezes passam despercebidos. É um instrumento que nos ajuda a ter esclarecimento. É importante refletir sobre os símbolos e interpretá-los de acordo com sua própria perspectiva, sem deturpar o significado original do símbolo e o contexto do Arcano. A interpretação varia devido à profundidade do conhecimento do Tarólogo.

Aprenda Tarô

Estudar o Tarô é uma jornada de autoconhecimento e compreensão dos aspectos da vida que muitas vezes passam despercebidos. A análise das cartas auxilia na tomada de decisões e oferece insights sobre o futuro e os objetivos pessoais.

Se você ficou interessado em se aprofundar no estudo do Tarô e na simbologia e estrutura dessa prática centenária, conheça nossos cursos no site liceu.tarovirtual.com.br e mergulhe no universo fascinante do Tarô com Marcelo Menezes.

Sobre o autor:

Marcelo Menezes estuda o Tarô desde 1999. O site Tarô Virtual deu seus primeiros passos por volta de 2002/2005, e a partir de 2015, Marcelo é responsável por todo seu conteúdo. Em 2019, por meio de um financiamento coletivo, teve a oportunidade de tornar um sonho em realidade ao lançar o Tarô A Jornada do Ser, que além dos 78 Arcanos também conta com um livro. Agora, em 2023, lança sua plataforma de cursos chamada Liceu Tarô Virtual.