Próximos passos após escolher um baralho — Parte 2 de 3

Os próximos passos após escolher um Tarô, esse é o segundo de 3 Artigos escritos para quem está iniciando no Universo do Tarô.
Foi feito pensando nas dificuldades que todo iniciante passa.
São dicas que Marcelo Menezes separou para ajudar você a aprender Tarô.

Escolhi meu Tarô

O próximo passo importante após escolher um Tarô é verificar se o livro e o baralho possuem a mesma linguagem, como foi dito no texto anterior, atualmente existem muitos autores e por muitas vezes você irá encontrar algumas divergências. Esse é um dos pontos que pode prejudicar o início dos seus estudos, pois um livro diz uma coisa e outro dá um significado diferente.

Quando foi sugerido a escolha de um Tarô Clássico, era justamente para diminuir um pouco essas divergências.

Você irá encontrar textos mais focados em simbologia e arquétipos, outros em numerologia, alfabeto hebraico, astrologia ou a mistura de tudo isso. Alguns irão reforçar a importância da intuição, enquanto outros um aspecto mais racional, porém extremos nunca serão saudáveis ao longo prazo.

É nesse ponto que colocarei o meu ponto de vista em relação a tudo isso e como eu, Marcelo Menezes, entendo como uma forma didática para aprender.

Simbologia

Como enxergo o Tarô é que ele é um Livro de Páginas Soltas, sua origem se perde no tempo, nos Arcanos encontramos conceitos que englobam a humanidade devido a sua simbologia que nos levam a princípios arquetípicos. Sua abrangência é tão rica quanto outras ferramentas oraculares como as runas, i-Ching, astrologia, numerologia e tantas outras.

Seu aprendizado não depende de conhecimentos anteriores, porém como todo conhecimento, requer estudo, prática e revisão dos conceitos assimilados.

Tarô é um arcabouço de símbolos e imagens arquetípicas, cada Arcano possui um conjunto deles que lhe dá um contexto único, abrangente e, simultaneamente, delimitado pelos símbolos ali contidos.

Os Arcanos do Tarô são compostos de símbolos, a linguagem do nosso inconsciente, a estrutura que constrói nossos sonhos, que extrapolaram os limites da consciência e encontraram nos Arcanos uma maneira de se manifestarem. Possuem a capacidade de abrir portas para algo mais profundo e significativo que só é possível ser encontrado em nós mesmos. Portal e espelho, uma ponte entre a realidade e nossa essência.

Partindo dessa minha visão, o estudo do Tarô é a partir de seus símbolos, pois são chaves para aspectos cada vez mais profundos que fazem parte de nossa psique.

Ao ler as cartas do Tarô, olhamos para suas lâminas e através delas nos deparamos com os símbolos que se tornam chaves para sua interpretação. Portas que se abrem para podermos fazer conexões que de outra forma permaneceriam sob o véu da ignorância.